Assessoria de Imprensa


Dentro do universo da comunicação social, a assessoria de imprensa “é o serviço de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa.” (FENAJ, 1994, p.12). A AI é responsável por diversas atividades. Além de produtos convencionais (releases, edição de jornais e revistas institucionais, etc) ela “prepara textos de apoio, sinopses e súmulas, administra as listagens referentes aos veículos de interesse e cuida para que as peculiaridades de cada um deles sejam respeitadas.” (Idem).

É um trabalho realizado geralmente por jornalistas, por isso alguns autores referem-se à área como “Jornalismo Empresarial”. Kopplin e Ferrareto (2001) consideram esta nomenclatura inadequada, pois, a abrangência dos serviços de assessoria de imprensa podem ser bem mais amplas, alastrando-se às mais diversas entidades, não necessariamente empresariais (como sindicatos, clubes, ONGs, por exemplo).

No conjunto da comunicação social, o trabalho de assessoria de imprensa deve estar em cooperação e união com as áreas de relações públicas e publicidade e propaganda.
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REFERÊNCIAS

Manual de Assessoria de Imprensa. Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ. 2.ed. Rio de Janeiro: Edição da CONJAI – Comissão Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, 1994.

FERRARETTO, Luiz Artur; KOPPLIN, Elisa. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 4.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. 149 p.